Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Euphorbia attastoma Rizzini EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 13-06-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Euphorbia attastoma é endêmica dos Campos Rupestres localizados próximo à divisa entre os Estados da Bahia e Minas Gerais. Apresenta subpopulações sujeitas a menos de cinco situações de ameaça, e AOO de 32 km². A principal ameaça incidente é a mineração de ferro, que tem alcance em toda região de ocorrência da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Euphorbia attastoma Rizzini;

Família: Euphorbiaceae

Sinônimos:

  • > Euphorbia attastoma var. attastoma ;
  • > Euphorbia attastoma var. xanthochlora ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrita originalmente Revista Brasileira de Biologia 49: 987. 1989[1990].

Distribuição

A espécie não é endêmica do Brasil, ocorrendo no Estado de Minas Gerais (Cordeiro et al., 2012). A maioria dos registros foi realizada na região da Cadeia do Espinhaço, no município mineiro de Grão Mogol (CNCFlora, 2011).

Ecologia

A espécie ocorre em Campos Rupestres associados aos Domínios Fitogeográficos Caatinga e Cerrado (Biodiversitas, 2005; Cordeiro et al., 2012).

Ameaças

1.3.1 Mining
Severidade very high
Detalhes Na região central do Espinhaço, foram identificadas como principais ameaças: a mineração, a expansão urbana, o turismo descontrolado, a criação de gado e as queimadas (Vasconcelos et al., 2008). Através de comunicado oficial, a Vale confirmou os aportes anunciados para a região de Grão Mogol, área core de distribuição da espécie. A empresa deve investir R$ 560 milhões na implantação de mina de minério de ferro nos municípios de Serranópolis de Minas, Riacho dos Machados, Grão Mogol e Rio Pardo de Minas (Mining.com acessado em 17/04/2012).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre dentro dos limites do Parque Estadual de Grão Mogol; porém outras subpopulações estão situadas fora de qualquer unidade de conservação (SNUC), em uma região que vem sendo sistematicamente alterada por atividades antrópicas extensivas.

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo II da Instrução Normativa nº 6 de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008), sendo, portanto, considerada "Deficiente de Dados" (DD). Foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida pela Fundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

Referências

- CORDEIRO, I. ET AL. Euphorbiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- HOJE EM DIA. Preço ameaça projetos de mineração no Norte de MG in Mining.com. Disponivel em: <http://noticiasmineracao.mining.com/2011/11/07/preco-ameaca-projetos-de-mineracao-no-norte-de-mg/>.

- VASCONCELOS, M.F.; LOPES, L.E.; MACHADO, C.G.; RODRIGUES, M. As aves dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço: diversidade, endemismo e conservação. Megadiversidade, v. 4, n. 1-2, p. 221-241, 2008.

Como citar

CNCFlora. Euphorbia attastoma in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Euphorbia attastoma>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 13/06/2012 - 18:07:03